sexta-feira, novembro 6

Caim - José Saramago

Deixando um pouco de parte vampirismos e literatura light, passamos para o que na minha opinião é o extremo oposto dos meus últimos post, Caim - novo livro de José Saramago;


O esperado livro já saiu no mercado e acredito que já ultrapassou as vendas esperadas, factor em que ajudei, pois comprei-o ao meu namorado (uma pequena desculpa para mimar e comprar mais um livro);
Ora diz-se que o livro é anti-cristo, que critica a fé e a igreja, iremos ver e acredito que possa concordar com a maior parte do que irei encontrar escrito naquelas páginas, não me declarando sujeitamente a ser uma anti-cristo infiel à minha religião que desde pequena me impuseram e acabei por aceitar.


Dei uma espreitadela ao inicio do livro e passo a transcrever as palavras da primeira página:


"Quando o senhor, também conhecido como deus, se apercebeu de que adão e eva, perfeitos em tudo o que apresentavam à vista, não lhes saía uma palavra da boca nem emitiam ao menos um simples som primário que fosse, teve que ficar irritado consigo mesmo, uma vez que não havia mais ninguém no jardim do éden a quem pudesse responsabilizar pela gravíssima falta, quando os outros animais, produtos, todos eles, tal como os dois humanos, do faça-se divino, uns por meio de mugidos e rugidos, outros por roncos, chilreios, assobios e cacarejos, desfrutavam já de voz própria. Num acesso de ira, suspreendente em quem tudo poderia ter solucionado com outro rápido fiat, correu para o casal e, um após o outro, sem contemplações, sem meias-medidas, enfiou-lhes a língua pela garganta abaixo."


Achei, simplesmente fascinante, divertido e mordaz da parte do Saramago. E olha, mudei de ideias, acho que vou começar é já a ler.


(mais outro que começo quando ainda não acabei os outros três.....)

Sem comentários:

Enviar um comentário