terça-feira, fevereiro 23

Curiosidades e afins

Hoje ouvi uma curiosidade que me ficou na cabeça a cantarolar e que tenho necessidade de partilhar.

Sabiam que na Segunda Guerra Mundial, as pessoas daltónicas eram enviadas em vôos nocturnos por terem um melhor reconhecimento nocturno? Além disso, os daltónicos que apenas vêm na escala de cinzas, eram também enviados na frente dos aviões, pois assim, conseguiam detectar os camuflados, que não eram visíveis a olho normal. Eles conseguiam distinguir o cinza de uma folha, do cinza de uma pessoa. 

A maior parte das pessoas não sabem que são daltónicas. Ora aqui fica uma pequena imagem que pode ajudar a perceber se são, ou não daltónicos. (Conseguem ver o número no meio? Se conseguirem não são daltónicos).


Falando de um outro tema, o próximo livro a comprar e a ler (este vai já com prioridade acima dos outros da prateleira) - Pandora de Anne Rice.

Para quem gosta da mitica historia de pandora (como eu), o livro conta detalhadamente a história dela, enquanto ainda mortal. De nome Lydia, cidade Roma, 15 a.c. Neste livro Pandora acaba receber o "dom das trevas", ou seja, tornar-se vampira.

Pronto, é um pouco diferente da história tradicional da primeira mulher que existiu, dotada de beleza, criada por Hefesto e Atena, que recebeu de todos os deuses uma qualidade e tendo Epimeteu esquecido que não deveria aceitar presentes dos deuses, quando esta lhe foi enviada ele tomou-a como esposa e ela abriu a caixa que continha todos os males, espalhando-os pelo mundo. Quando conseguiu fechar a caixa, apenas ficou a esperança. Mas claro que esta é umas das histórias, pois a mesma vêm de textos gregos antigos, mesmo na Ilíada de Homero este tinha uma visão diferente da caixa (duas jarras, uma para os bens, outra para os males).
Apesar do que já li de opiniões sobre o livro, parece-me ser um pouco cansativo e que a parte interessante não é descrita no livro, vou arriscar.

Bem, por hoje é tudo*




Sem comentários:

Enviar um comentário